Universitária FM poslouchejte online

Rádio Universitária 104.7 FM Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Informações sobre a rádio

No ar desde 1989, a Rádio Universitária FM (104.7) foi fundada com o objetivo de atender à comunidade universitária, divulgar a produção do campus, narrar os fatos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de atender aos discursos e pensamentos presentes pela comunidade acadêmica.
A discussão para criação de uma Rádio Universitária começou por volta de 1985. Entretanto a criação e o estabelecimento da Universitária FM são impulsionados dentro de um movimento de rádio livre ou pirata liderado por alunos de Comunicação Social da Ufes.

O grupo do movimento estudantil que ficou consagrado como “Turma do Balão Mágico” elaborou o conceito da rádio (inicialmente denominada TX 107.3) como projeto de extensão para a disciplina de Radiojornalismo, da professora Glecy Coutinho. A rádio pirata entrou no ar com um transmissor colocado no teto da Biblioteca Central da Ufes em 15 de maio de 1987.

O estúdio da rádio ficava na cabine oito da Biblioteca. Com menos de uma semana, a rádio já tinha uma programação elaborada e funcionava das 7h às 22h. Era praticamente uma auto-gestão. Todo mundo podia aparecer e falar o que quisesse, fazendo a rádio ganhar notoriedade no campus. Com críticas ao governo e a alguns professores, logo o Departamento Nacional de Telecomunicações começou a monitorar as atividades da rádio. As tentativas de lacrar o transmissor se tornaram frequentes. Na época, a reitoria recomendou que as transmissões parassem, porém, com a ausência de laboratórios no curso de Comunicação Social da UFES, os estudantes não tinham onde exercitar os aprendizados, o que é previsto nas diretrizes do curso pelo Ministério da Educação.

Em consulta ao Ministério da Comunicação para saber como era possível conseguir a outorga, construíram o projeto pedagógico e o projeto de programação a partir dos vários programetes que a Rádio TX tinha colocado no ar. O enfoque era a cultura e a participação dos alunos de Comunicação Social na programação da rádio. Cerca de dois anos se passaram e, em 15 de maio de 1989, a 104.7 FM foi oficializada.

Atualmente, a Rádio Universitária tem quase a totalidade de sua programação feita por estudantes e professores da Ufes, buscando cada vez mais estreitar essa relação. A Universitária está vinculada à Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo.

Kontakty na rozhlasovou stanici

Telefon: (27) 3335.7913
Endereço: Av. Fernando Ferrari - Universidade Federal do Espírito Santo

Přidejte naše tlačítko na své stránky – podpořte nás!



Děkuji. Vaše recenze byla přidána a po kontrole bude zveřejněna.
Načítání...